fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaSaiba o que é CNPJ e como abrir um para sua empresa

Saiba o que é CNPJ e como abrir um para sua empresa

Postagens recentes

CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, possui a mesma importância do CPF para a pessoa física, uma vez que é uma forma de identificação no mundo empresarial.

Empresas que não são formalizadas, não possuem o CNPJ, ou seja, elas simplesmente não existem para os órgãos públicos. Isso pode acarretar a perda da confiança por parte dos clientes e também a limitação de exercer a atividade, uma vez que empresas informais não conseguem crédito no banco e melhores preços dos fornecedores.

Não importa o segmento, toda a empresa legalizada tem um CNPJ emitido pela Receita Federal que é responsável pela administração dos cadastros tanto de pessoa jurídica, como física.

No CNPJ, são informados todos os dados da empresa, como: Razão Social, nome fantasia, endereço, número, data de abertura, descrição das atividades, natureza jurídica e dados de contato da empresa.

O documento é tão importante que pode ser consultado gratuitamente através da internet por qualquer pessoa que tenha o número do CNPJ , desse modo, é possível verificar a situação cadastral da empresa.

 

Para que serve o CNPJ?

Conforme dito acima, sem o CNPJ sua empresa não existe diante do governo e de outras pessoas. Muitos consumidores não compram ou contratam serviços de empresas informais e que não possuem a documentação adequada.

Portanto, essas empresas já começam em desvantagem diante do mercado.

O número de CNPJ é uma espécie de comprovante que a empresa trabalha na legalidade diante do governo, clientes e fornecedores. Além disso, ele é requerido em qualquer transação comercial que a empresa vai fazer, por exemplo:

  • Abrir conta em banco pessoa jurídica;
  • Emitir notas fiscais dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Efetuar compras com melhores preços dos fornecedores ( alguns não vendem para quem não está formalizado);
  • Solicitar crédito bancário;
  • Pagar impostos;
  • Atender contratos ou vender para grandes empresas;
  • Registrar funcionários de acordo com a CLT;

As empresas que não possuem CNPJ correm riscos no desenvolvimento de suas atividades, pois não tem o aporte da lei.

 

Como abrir o CNPJ para sua empresa?

Se você já possui um projeto para ter o seu próprio negócio, então está na hora de estruturar bem a parte documental para não ter problemas futuros.

Começar uma empresa do zero e com tudo em ordem é a melhor alternativa para vislumbrar o sucesso do negócio.

Confira abaixo como conseguir o CNPJ para sua empresa de uma forma descomplicada.

1- Qual será o enquadramento da sua empresa?

Para quem é micro empreendedor pode optar pelo MEI ( Micro empreendedor individual), nesse caso, é possível requer o CNPJ pela internet, através do Portal do Empreendedor.

Depois de efetuar o cadastro, o CNPJ sai na hora.

Lembrando que o MEI é somente para empresas com faturamento limitado de R$ 81 mil anuais, os sócios não podem ter participação em outras empresas e é permitido ter apenas 1 funcionário.

Mas, se esse não for o seu caso, o procedimento é outro. Confira abaixo:

 

2- Prepare os documentos

Os sócios devem separar todos os documentos pessoais ( CPF, RG, comprovante de residência, titulo de eleitor, certificado de reservista – homens), declaração de imposto de renda.

Sua empresa pode se enquadrar em Ltda., EPP ou outra natureza jurídica. Nesse caso, é necessário elaborar um contrato social. Os sócios precisam apresentar todos os documentos pessoais para uma assessoria de contabilidade, somente esses profissionais podem orientar o procedimento correto para evitar quaisquer erros.

Depois disso, procurar a Junta Comercial para registrar a sua empresa na cidade onde vai atuar.

O próximo passo é a solicitação da Inscrição estadual, à partir daqui, a sua empresa ficará habilitada para emitir nota fiscal.

Por fim, é essencial fazer o registro nas agências reguladoras da sua atividade ( corpo de bombeiros, alvará de funcionamento, ANVISA, etc.).

Você pode realizar todas as etapas sozinho, indo primeiramente na Receita Federal, cartórios para registrar o contrato social, junta comercial, secretaria da fazenda e nas agências regulamentadoras. No entanto, vai exigir muito tempo para correr atrás de todos os detalhes, além disso, corre o risco de erros devido a falta de experiência.

Como são muitas as etapas para abrir um CNPJ para sua empresa, é fundamental contratar uma assessoria que fará tudo por você.

O Senhor Contábil possui profissionais especializados em abertura de empresa e podem agilizar todo o processo de forma online, ou seja, você nem precisa sair de casa. Entre em contato agora mesmo!

 

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: