fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineRotinas contábeisVida de empreendedorSaiba tudo sobre o PIX e como ele vai impactar a sua empresa

Saiba tudo sobre o PIX e como ele vai impactar a sua empresa

Postagens recentes

Efetuar pagamentos e transferir dinheiro ficou muito simples e rápido com o PIX. Desde o seu lançamento em 16 Novembro, o número de transações por meio desse sistema aumentaram de uma forma considerável.

O PIX está impactando empresas, consumidores, bandeiras de cartão  e até mesmo os bancos. É na verdade uma cadeia complexa de impactos, contudo, que podem ser muito positivos para os consumidores e empresas.

Com relação aos bancos, precisarão adotar novas estratégias para se adaptar, afinal, haverá redução na emissão  de boletos e também nas transações de DOC e TED que cobram uma taxa considerável por operação.

Com a gratuidade do PIX, estima-se que os consumidores vão solicitar a redução das taxas de manutenção de conta corrente.

Mas, se trata de uma avanço tecnológico que via de regra, veio para facilitar a vida da população brasileira. O Banco Central afirma que o PIX foi criado em cima de 4 pilares que são:

Velocidade na liquidação de pagamentos e transferências instantâneas, Conveniência para melhorar a experiência do usuário, Segurança e Multiplicidade, onde é possível realizar transações de qualquer tipo e valor entre pessoas e /ou empresas.

Novas oportunidades que o PIX traz para as empresas

A cultura de efetuar pagamentos e transferências bancárias vai mudar, contudo, isso pode ser bem rápido ou levar muitos anos, pois boa parte da população ainda não está familiarizada com o sistema.

Somente o tempo vai dizer como os consumidores vão preferir pagar suas contas.

A verdade e que o PIX vai impactar as transações de cartão de débito, muitos lojistas deixarão de receber pagamentos por esse meio se a maioria dos consumidores começar a pagar com o PIX, desse modo, vai implicar na redução de transações o que pode gerar uma redução de taxa de manutenção da maquininha.

Isso é vantajoso para o lojista, que além disso não vai precisar pagar a porcentagem sobre a venda que geralmente é de 2%, afinal, o PIX é gratuito.

Com relação as vendas no cartão de crédito, o PIX ainda não ameaçou as bandeiras. O mecanismo continua o mesmo, a menos que os bancos comecem a criar produtos que contenham as mesmas funcionalidades de uma cartão com melhores vantagens para os consumidores e lojistas.

De maneira geral, as empresas são impactadas positivamente com o PIX, tanto para pagar as contas ou receber, pois o sistema é mais rápido e barato do que o DOC, TED, Boleto e até mesmo a maquininha.

Com o PIX, muitas taxas na transação financeira serão abolidas, com isso, as margens de lucro do negócio aumentam e melhora o quesito da competitividade para os consumidores.

Essa vantagem é percebida entre empresas de todos os portes, especialmente naquelas que possuem uma grande volume de transações diárias. O PIX vai melhorar a liquidez e garantir mais agilidade e eficiência financeira.

Essa otimização dos recursos financeiros oferecidos pelo PIX poderá ajudar muita empresa a reduzir suas demandas por antecipação de recebimentos e outras formas de obtenção de crédito.

Benefícios do PIX para os consumidores

Nesse mundo digital e conectado, as empresas precisam entender que através do PIX é possível gerar valor para seus clientes com base nas vantagens que esse sistema oferece ao consumidor.

Há muitos anos os brasileiros pagam suas contas usando boletos, DOC, TED, cartão de débito e cartão de crédito.

No entanto, quando se trata de transferências e DOC, a maioria dos bancos cobra uma taxa por transação e os valores demoram algumas horas e no caso do DOC, dias para creditar na conta do recebedor.

No caso de compras no comércio, o consumidor que deseja pagar a vista precisa usar o cartão de débito, mas geralmente os lojistas não davam descontos nessa compra, apesar de ser considerada a vista. Isso porque a maquininha cobra taxa.

Com relação ao boleto, esse leva no mínimo 3 dias para ser compensado.

Com o PIX, os consumidores que desejam pagar a vista terão suas operações agilizadas e sem custo. Sem mencionar que podem usar a plataforma 24 horas por dia, 7 dias na semana, inclusive, finais de semana e feriados.

Os pagamentos são compensados na hora e mediante alguma promoção da empresa, podem até ganhar descontos com esse sistema.

O PIX oferece vantagens para todos e certamente vai impactar a forma de efetuar pagamentos tanto para física como jurídica.

Com relação as empresas, elas devem aproveitar essa oportunidade para se adaptar e oferecer benefícios para seus clientes que optarem em pagar dentro dessa modalidade, afinal, o dinheiro ficará disponível na conta rapidamente melhorando o fluxo de caixa do negócio.

Saiba mais sobre:

Entendendo melhor o fluxo de caixa da sua empresa

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: