fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaSimples Nacional: Compensa entrar nesse regime tributário?

Simples Nacional: Compensa entrar nesse regime tributário?

Postagens recentes

Muitos empresários tem dúvida se o Simples Nacional compensa ou não para  a empresa. O fato é que esse regime tributário facilitou a vida dos micro e pequenos empreendedores, mas, será que ele funciona para todos tipos de segmentos?

Empresas que faturam o total de 4,8 milhões de reais durante o ano podem fazer parte desse regime de tributação. O diferencial do Simples Nacional é que todos os impostos são cobrados em um guia único ( DAS), desse modo, simplifica a gestão financeira da empresa, além disso, o programa possui alíquotas diferenciadas de acordo com o ramo de atividade e faixa de faturamento.

 

Como entrar no Simples Nacional?

Não é qualquer empresa que pode fazer parte do Simples Nacional, é preciso adequar o negócio dentro das normas previstas no regime de tributação. Confira o que deve ser feito:

Adequar o CNAE ( Classificação Nacional de Atividades Econômicas) dentro dos 5 anexos do Simples Nacional. Com a ajuda de uma assessoria contábil é possível definir a CNAE primária e depois a secundária que indicam quais são as atividades prestadas pela sua empresa.

Cada CNAE possui um tipo de alíquota, portanto, é bom estar preparado porque todos os meses a alíquota do imposto cobrado pode ser diferente. Em razão disso, algumas atividades podem não valer a pena, por isso, a ajuda de um profissional de contabilidade é essencial para definir o melhor regime de tributação para o seu negócio.

O Simples Nacional compensa? Quais as vantagens?

Uma das vantagens do Simples Nacional é que ele não é um regime obrigatório para as empresas, é facultativo, ou seja, o empreendedor adere se quiser.

O Simples Nacional compensa para as empresas que eram MEI e precisam crescer formalmente. Portanto, se o microempreendedor estiver faturando acima de 81 mil por ano, esse regime de tributação pode ser uma excelente opção.

Além disso, a arrecadação de diversos impostos é feito em uma única guia com alíquota única, o que pode gerar para muitas empresas, uma redução de até 40% nos impostos.

Optantes do Simples Nacional também não precisam fazer cadastros estaduais e municipais, é uma forma mais simplificada de atuar na legalidade.

Por fim, as vantagens do Simples Nacional também se ampliam na redução dos custos trabalhistas, pois há uma contribuição obrigatória de 20% no INSS Patronal na folha de pagamento.

Todavia, não existe uma regra pronta que define se o Simples Nacional compensa ou não, a melhor opção é contratar uma assessoria contábil para ter um olhar mais estratégico no enquadramento tributário da sua empresa.

O Senhor Contábil pode ajudar a avaliar o seu ramo de atividade, pois para empresas que compram insumos para usar em processos de fabricação ou aquelas que revendem produtos, o Simples Nacional pode não ser uma das melhores opções.

Não se pode esquecer que o recolhimento do Simples Nacional é feito em cima do faturamento, ou seja, do valor bruto e não do lucro, caso sua empresa esteja no vermelho, a carga tributária será a mesma. Fale agora com os consultores da Senhor Contábil e entenda mais à respeito.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: