fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaQuais as vantagens de ter um CNPJ?

Quais as vantagens de ter um CNPJ?

Postagens recentes

De acordo com o IBGE, mais de 30 milhões de brasileiros trabalham por conta própria sem formalização, ou seja, sem carteira assinada ou empresa legalizada. O crescimento da informalidade no País cresceu devido a crise econômica e pode trazer alguns prejuízos para esses cidadãos.

Para aqueles que não querem ou não conseguem um emprego de carteira assinada, uma boa alternativa é trabalhar por conta própria, porém, de forma legal, abrindo uma micro ou pequena empresa,  pois existem muitas vantagens de ter um CNPJ.

Abaixo, vamos citar as principais, confira!

Ampliação do negócio

Dificilmente alguém não quer crescer na vida, a maioria das pessoas que trabalham por conta própria pensam em ” ganhar mais” e conquistar uma posição melhor na vida financeira.

Com a formalização do seu negócio, as possibilidades aumentam, pois alguns bancos oferecem linhas de crédito especiais para os empresários de micro e pequena empresas.

Sem um CNPJ, fica impossível abrir uma conta bancária pessoa jurídica, bem como, conseguir empréstimos para investir no crescimento do negócio.

Além disso, uma empresa formalizada passa a ter valor no mercado, com o passar do tempo, ela inclusive, pode ser vendida.

Conquista de novos mercados

Trabalhar por conta própria é sinônimo de liberdade, pois o empreendedor pode fazer seus horários e não tem ninguém acima dele dando ordens. Ou seja, você é dono do seu nariz, no entanto, em se tratando de crescimento, o processo é limitado.

A abertura de uma micro ou pequena empresa é importante para ampliar os horizontes do negócio, especialmente a oportunidade de oferecer produtos e serviços para outras empresas.

A maioria das organizações só fecham negócios com fornecedores formalizados, pois é necessário documentos como a Nota Fiscal que comprovem as operações.

Entre as vantagens de ter um CNPJ estão a possibilidade de emissão de notas, emissão de boletos bancários para cobrança e a abertura para participação de licitações para trabalhar para instituições governamentais. Essa é uma grande chance de alçar vôo.

Ganhos de benefícios previdenciários

A maioria das pessoas que atuam no mercado de trabalho por conta própria não pagam o INSS, isso quer dizer que jamais poderão se aposentar ou gozar de outros direitos como: Afastamento por doença e seguro maternidade.

Devemos pensar no futuro, por isso, é necessário contribuir com a previdência.

A grande vantagem de ter um CNPJ é que empresário contribui com 11% sobre os ganhos da pessoa física no seu pró labore, enquanto que um profissional liberal que não possui legalização, deve pagar 20%.

Possibilidade de contratar os melhores profissionais

Uma empresa legalizada pode oferecer empregos com carteira assinada, INSS, FGTS e outros benefícios que profissionais capacitados buscam no mercado de trabalho.

Portanto, o seu negócio pode contar com uma equipe especializada para somar no crescimento da empresa!

Isso não acontece quando o profissional é autônomo e trabalha na informalidade, fica impossível ter uma ajuda especializada, já que teoricamente, a empresa não existe legalmente e não pode garantir os direitos ao trabalhadores.

Conseguir parcerias dos melhores fornecedores

Na ilegalidade, infelizmente não são todas as empresas que podem comprar materiais e insumos com preço menor, a maioria das empresas que vendem produtos mais baratos exigem o CNPJ para efetuar pedidos.

Se você conseguir comprar os seus insumos por um preço mais em conta, certamente terá mais lucratividade.

Grandes empresários sempre apontam que o segredo não está na venda, mas sim, na compra, já que um negócio bem feito pode gerar um lucro maior na execução dos serviços ou até mesmo, na comercialização desse produto.

Em suma, as vantagens de ter um CNPJ vão muito além da burocracia, manter os documentos em ordem ” abre as portas” para o crescimento e as novas possibilidades.

Fica muito difícil competir com a concorrência e se destacar no mercado sem o suporte da lei, pois empresas informais não conseguem ir muito longe, sem mencionar que dependendo da área, podem ter sérios problemas com os órgãos  governamentais competentes.

Todo empreendedor tem direitos, mas também deveres diante da legislação, é fundamental avaliar se o seu negócio cumpre essas exigências, desse modo, pode oferecer serviços e produtos de qualidade para seus clientes.

Para abrir uma micro ou pequena empresa, você pode contar com uma assessoria especializada do Senhor Contábil. Os profissionais cuidam de toda documentação e ainda, podem tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Gostou do nosso conteúdo? Deseja saber mais a respeito de abertura de empresas e formalização? Confira também: O que é MEI e como saber se o seu pequeno negócio pode ser regularizado?

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: