Blog / Notícias

Vou contratar um funcionário, o que devo saber antes de contratar?

funcionario

 

Sua empresa está crescendo e você precisa contratar um colaborador, o escritório online Senhor Contábil esclarece quais são as principais obrigações trabalhistas nessa relação profissional.

 

Procedimentos para contratar um funcionário:

Após a triagem de diversos profissionais você encontrou a pessoa ideal para ocupar o cargo e dar prosseguimento nas suas estratégias de negócios. É importante conhecer todas as variáveis para essa contração, pois esses dispositivos regem as relações entre empregador e empregado, saiba mais:

– Primeiramente, é necessário analisar qual regime de contrato se adapta a função oferecida que pode variar entre CLT e PJ;

– Na CLT são necessários apresentar carteira de trabalho, sendo homem é obrigatório o certificado militar, certidão de nascimento ou casamento, declaração de dependentes, atestado médico admissional, declaração de rejeição ou requisição de vale transporte, RG, CPF, comprovante de residência, fotos, escolaridade, cartão PIS.

Todos os documentos devem ser enviados a contabilidade para que a carteira seja preenchida e contrato de trabalho seja emitido dentro das normas da lei, além de outras medidas que são previamente providenciadas. Existe um prazo limite para a empresa ficar em poder da carteira de trabalho que é de 48 horas, após esse período  documento deve ser devolvido ao trabalhador.

A partir disso, todos os meses a contabilidade enviar a folha de pagamento e o GPS referente a essa contratação, onde o cumprimento de todas as exigências das leis trabalhistas serão atendidas como: Férias, 13º, horas extras, aviso prévio, licenças médicas,maternidade, paternidade, FGTS, etc.

 

Vou contratar um funcionário no regime PJ, o que devo saber antes de contratar?

A orientação de um escritório de contabilidade nesse caso é indispensável, pois essa modalidade é indicada quando não há configuração de vínculo empregatício e alguns elementos que apontam pessoalidade e subordinação. Nesse caso, são necessários os seguintes documentos do profissional:

– Contrato social da empresa e documentos pessoais do trabalhador.

As obrigações como férias, 13º, aviso prévio são dispensados, além de todos os impostos serem pagos pelo prestador de serviços. Antes de optar por esse regime de contratação, fale com o escritório online Senhor Contábil e obtenha todas as informações necessárias para evitar inconvenientes futuros.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar:


One thought on “Vou contratar um funcionário, o que devo saber antes de contratar?